It look's like you don't have Adobe Flash Player installed. Get it now.

Ouça o jingle da Insetisan Links Úteis Favorite
Administração

Problemas causados por escorpiões

Simulador de Preço

Simulador de Preço

Problemas causados por escorpiões

Envenenamento

Os escorpiões possuem uma quantidade muito pequena de veneno na glândula, mas de grande atividade tóxica.

A maior parte dos acidentes em adultos é benigna, mas em crianças e idosos é quase sempre fatal, se não forem tomadas as devidas providências em curto espaço de tempo.

O veneno é rapidamente absorvido pela pele e músculos, deslocando-se para o sangue, rins, pulmão e sistema nervoso. A maior ação ocorre no sistema nervoso, com efeitos locais e sistêmicos.

O envenenamento por estes animais causa dor local intensa, que se irradia por todo o corpo, podendo ainda ocorrer inchaço e vermelhidão leves no local da picada.

A dor causada se torna tão intensa que o paciente entra em choque neurogênico, o que pode levá-lo à morte.

Outros efeitos visíveis, além da dor, são: aumento de todas as secreções; perturbações respiratórias; paralisia respiratória; choque devido ao aumento da pressão sanguínea; alterações cardíacas; vômitos; cólicas intestinais; diarréia; aumento da urina com emissão involuntária desta; tremores musculares; convulsões; paralisias musculares e outros.

A gravidade no escorpionismo depende de fatores como a espécie e tamanho do escorpião causador do acidente, da massa corporal do acidentado, da sensibilidade do paciente ao veneno, da quantidade de veneno inoculado e do retardo no atendimento.

Soros

O soro antiescorpiônico é uma solução purificada de anticorpos específicos para uso no envenenamento por escorpiões do gênero Tityus. Não pode ser usado para acidentes com aranhas.

Nos casos benignos, em que a dor é suportável, a soroterapia é dispensada pelo médico após a aplicação de anestésicos locais e o desaparecimento da dor.

A soroterapia deve ser feita em:

  • Crianças menores de 7 anos;
  • Adultos idosos;
  • Adultos, caso  a dor persista após a aplicação de analgésicos locais.

Em acidentes com escorpiões pode ser usado, eventualmente, o soro antiaracnídico polivalente (que possui uma parte de anticorpos contra o veneno de escorpiões), mas este é, geralmente, menos usado por causar reações alérgicas e choque.

O soro deve ser aplicado o mais rápido possível, com a maior segurança e presteza. É inoculado por via endovenosa e só pode ser feito em hospitais, por médicos e enfermeiros autorizados pelo Ministério da Saúde.

O soro não é fornecido a pessoas para uso em animais ou mesmo para armazenamento em fazendas. Não é fornecido também para o uso em acompanhamentos em viagens.

Rua Almirante Baltazar 115 | São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ | CEP 20.941-150 Tel (21) 2569-6969

© 2010 Insetisan. Todos os Direitos Reservados.