Traças
Saiba mais sobre: Muitos insetos, conhecidos por nós como “traças”, são considerados importantes pragas em áreas urbanas, infestando roupas, papéis, tapeçarias, estofados, livros, frutas secas, grãos
O nosso inesquecível telefone 2569-6969, também atende por WhatsApp.
As pulgas são ectoparasitos de aves e mamíferos, principalmente destes últimos. Medem geralmente menos de 5 milímetros de comprimento e suas partes bucais são adaptadas para cortar a pele e sugar o sangue do hospedeiro. Não têm asas.
Não causam somente desconforto ao homem e seus animais domésticos, mas também problemas de saúde, tais como, dermatites alérgicas, transmitem viroses, vermes e doenças causadas por bactérias (peste bubônica, tularemia e salmonelose).
Apesar das picadas serem raramente sentidas, a irritação causada pelas secreções salivares pode se agravar em alguns indivíduos. Algumas pessoas sofrem uma reação severa resultante de infecções secundárias ocasionadas pelo ato de coçar a área irritada. Picadas no tornozelo e pernas podem, em algumas pessoas, causar dor que pode durar alguns minutos, horas ou dias, dependendo da sensibilidade do indivíduo. Em algumas pessoas não ocorre qualquer reação. A reação típica da picada é a formação de uma pequena mancha dura, avermelhada com um ponto em seu centro.
As espécies mais importantes para a saúde pública são: Pulex irritans, que ataca mais o homem, podendo, no entanto, alimentar-se sobre outros hospedeiros; Xenopsylla cheopis, denominada pulga do rato; Ctenocephalides felis, conhecida por pulga do gato e Ctenocephalides canis, a pulga do cão. As pulgas mais comuns tanto em cães como em gatos são C. felis.
Introdução:
Não são insetos e sim acaris;
Existem cerca de 850 espécies no mundo;
São ectoparasitos de répteis, aves, afetando principalmente animais domésticos como cães, gatos, cavalos e outros;
São hematófagos obrigatórios (ambos os sexos). Alimentam-se somente nos hospedeiros; Ingerem sangue, linfa, restos de derme, ou secreções sebáceas ao perfurar a pele;
Devido a hematofagia são transmissores de agentes patogênicos (vírus, bactérias e protozoários).
Morfologia Externa dos Carrapatos:
São os maiores representantes da ordem Acarina ou Acari;
Corpo oval ou elíptico, achatado dorsoventralmente, revestido por tegumento coriáceo e distensível (aumento de tamanho);
Adultos e ninfas – 4 pares de pernas; – Larvas – 3 pares de pernas.
Fases do Desenvolvimento:
Fase de ovo;
Fase de larva (hexápoda) – nesta fase, os imaturos que neste caso são chamados de larvas, apresentam apenas três pares de pernas;
Fase de ninfa – nesta fase, os imaturos que neste caso são chamados de ninfas, apresentam quatro pares de pernas;
Fase de adulta – nesta fase, machos e fêmeas apresentam quatro pares de pernas.
O ciclo de vida da pulga
Se divide em 4 estágios (ovo, larva, pupa, adulto). Este ciclo se completa por volta de 3 a 4 semanas. Dependendo das condições de temperatura e umidade, o ciclo pode ser concluído em apenas 12 a 14 dias ou se estender por 6 meses ou mais.
Somente o adulto é hematófago, isto é, alimenta-se de sangue que pode ser de aves ou mamíferos. Algumas espécies de pulgas dão preferência a uma única espécie de hospedeiro, porém a maioria pode sugar várias espécies de animais. Por este motivo, as pulgas transmitem doenças ao homem e a outros animais.
Os ovos das pulgas são depositados sobre a pelagem do hospedeiro, porém não aderem nem à pele nem aos pêlos, de forma que logo caem no ambiente. Portanto, podem ser encontrados em qualquer lugar por onde passe o animal infestado por pulgas. Os ovos geralmente eclodem de 1 a 6 dias, dependendo da temperatura e umidade. Durante a vida, a pulga fêmea pode depositar mais de 2000 ovos.
As larvas das pulgas não possuem pernas, são cegas e evitam a luz, por isso se afundam nos pêlos de tapetes ou abaixo de locais onde os animais ficam. Seu alimento consiste de fezes das pulgas adultas, pele, pêlo, penas e detritos. Elas não sugam sangue. O estágio de larvas dura de 5 a 11 dias.
As pupas possuem um casulo de seda fabricado pela larva de último estágio onde ficam aderidos pêlos de animais, poeira e outras sujeiras. Em aproximadamente 5 a 14 dias as pulgas adultas emergem ou permanecem em repouso dentro do casulo até a detecção de alguma vibração, que pode ser ocasionada pelo movimento de um animal ou homem e quando um animal deita-se sobre ela. A saída dos casulos pode ser ocasionada também pelo calor, barulho ou pela presença de dióxido de carbono que significa que uma fonte potencial de alimento está presente. A pulga totalmente desenvolvida pode ficar no casulo até 180 dias, esperando condições propícias para sair.
Assim que sai do casulo, a pulga adulta procura um hospedeiro para se alimentar de sangue. As pulgas adultas se movem e se orientam em direção à luz, portanto ficam na parte superior dos pelos, dos tapetes, da cama dos animais ou de outras superfícies até serem atraídas por estímulos produzidos por hospedeiros em potencial como calor do corpo, movimento e dióxido de carbono expelido. As fêmeas adultas não conseguem depositar ovos sem uma refeição, mas os adultos, tanto machos quanto fêmeas, podem sobreviver vários dias sem se alimentar.
Às vezes, famílias que viajam por um período razoável de tempo, quando voltam, encontram a residência infestada por pulgas. Isto ocorre porque a casa fica fechada sem hospedeiros (cães e gatos). Assim que a família retorna, ela é atacada pelas pulgas que nasceram no período. As pulgas adultas passam a vida sobre o hospedeiro.
As pulgas adultas possuem facilidade de se movimentar entre os pêlos ou penas do hospedeiro. São excelentes saltadoras, podendo saltar verticalmente uma altura de aproximadamente 18 cm e horizontalmente 33 cm.
Ciclo de vida dos Carrapatos
Parasitária – Ocorre no hospedeiro. Caracterizada pelo momento no qual o carrapato está diretamente associado ao hospedeiro;
Vida livre – Ocorre no ambiente. Caracterizada pelo momento no qual o carrapato encontra-se fora do organismo hospedeiro, buscando um novo.
São observados três tipos:
1º – Ciclo monoxeno – neste caso, é necessário um único hospedeiro.
O carrapato só tem vida livre quando:
Fêmea grávida e ovipositando;
Larva a procura de hospedeiro.
2º – Ciclo heteroxeno com dois hospedeiros – são necessários dois hospedeiros para completar o ciclo biológico.
O carrapato só tem vida livre quando:
Fêmea grávida e ovipositando;
Larva a procura do hospedeiro – Adulto a procura de hospedeiro.
3º – Ciclo heteroxeno com três hospedeiros – são necessários três hospedeiros para completar o ciclo biológico.
O carrapato só tem vida livre quando:
Larva a procura do hospedeiro;
Ninfa a procura de hospedeiro;
Adulto a procura um novo hospedeiro.
Controle de pulgas e carrapatos em residências e estabelecimento
comercias
Quando pode ser feita a limpeza do local?
[ezfc id=’41’ /]
A Insetisan dispõe de produtos eficazes e não tóxicos para o controle de cada praga urbana. Suas modernas técnicas de trabalho não causam transtorno ou desordem em sua residência, condomínio ou empresa.
Saiba como controlar todas as pragas que estão
te incomodando
Saiba mais sobre: Muitos insetos, conhecidos por nós como “traças”, são considerados importantes pragas em áreas urbanas, infestando roupas, papéis, tapeçarias, estofados, livros, frutas secas, grãos
Saiba mais sobre: Brocas de Madeira:Brocas de madeira, cujos adultos são besouros, pertencem a um grupo taxonômico distinto dos cupins, a ordem Coleoptera. Não são
Saiba mais sobre: São insetos sociais, isto é, que vivem em colônias numerosas, nas quais apresentam organização hierarquizada em castas adaptadas a exercerem funções diferentes,
Saiba mais sobre: As lacraias ou centopéias apresentam um par de patas por segmento do corpo – e exibem um corpo achatado, filiforme ou redondo,
Fique por dentro das novidades
Assine nossa newsletter para receber nossos ricos conteúdos e promoções.
Olá, tudo bem? Para agilizarmos o seu atendimento, precisamos das seguintes informações 😉